Quem somos

A AntiEditora é uma editora autogestionária e cooperativa, fora das hierarquias e dos mecanismos capitalistas de organização,. Os processos de produção e distribuição são geridos pelos produtores de forma coletiva e igualitária.

A AntiEditora é uma editora autogestionária e cooperativa focada em textos libertários e anarquistas, que abordam temas como o socialismo utópico, o apoio mútuo, a ecologia profunda, o faça-você-mesma/o, e muitos outros dentre os mais intrigantes assuntos sobre o que é ser “humana/o”. São obras que convidam à reflexão sobre a condição humana, a vida em sociedade, nossas relações com as outras pessoas e a Natureza, e também sobre a capacidade destrutiva e regenerativa do ser humano.

Seguindo um formato editora-biblioteca-livraria, selecionamos textos, artigos e livros em diversas línguas (consulte-nos sobre as línguas aceitas) e cumprimos todo o processo editorial tradicional: tradução, revisão, diagramação, design de capa e divulgação. Depois, publicamos o texto em dois formatos: em .pdf, para download gratuito, e em versão impressa – artesanal para pequenas tiragens ou gráficas para tiragens maiores.

Da escrita à encadernação, cada elo da produção contribui para que a Anti amplie seu acervo e beneficie cada pessoa que participou do trabalho.  A Anti respeita as condições materiais de cada pessoa que se relaciona conosco, por isso nos comprometemos em transgredir as estratégias econômicas que regem o mercado editorial. Assim, contribuímos para que mais grupos tenham acesso ao conhecimento.

Se você ou seu coletivo está produzindo material e busca uma editora, queremos conhecer seu projeto.

O primeiro livro da Anti, O Anarquismo e suas Aspirações, foi lançado em novembro de 2013.

Se você é capista, sabe diagramar, revisa ou traduz e tem interesse em participar, entre em contato através do anti [arroba] antieditora.net

  • Como funciona:

Selecionamos:

- traduções de obras do inglês, francês, italiano, alemão, espanhol e russo (se você pode contribuir em uma língua diferente, entre em contato);
- coletâneas de artigos de escritores brasileiros, reunidos sob um determinado tema;
- livros originais de autores nacionais;
- coletâneas propostas por coletivos e redes parceiras.

Publicamos:

1. PDF gratuito;
2. PDF com contribuição espontânea;
3. Versão impressa artesanal ou semi-artesanal.

Distribuição dos excedentes (após pagamento da gráfica):

Livros não traduzidos (enviados na língua de publicação):

- Autor (individual ou coletivo): trabalho autoral e de revisão - 40%
- Ponto de venda (pessoal, compartilhada ou online) - 15%
- Fundo apoio à de criação de novos livros - 15%
- Editora (organização, diagramação, confecção da capa, divulgação, envio, etc.) - 30%

Livros traduzidos:

- Autor (individual ou coletivo): trabalho autoral e de revisão - 25%
- Tradutor - 15% (se diferente, acordado com o Autor)
- Ponto de venda (pessoal, compartilhada ou online) - 15%
- Fundo de apoio à criação de novos livros - 15%
- Editora (organização, diagramação, confecção da capa, divulgação, envio, etc.) - 30%

 

  • Eventualmente, e de acordo com a pegada ativista de cada publicação, o valor excedente do livro poderá ser 100% revertido para financiar outros exemplares da AntiEditora (Fundo de Apoio à Criação de Novos Livros), sendo o trabalho dos autores, capistas, diagramadores, revisores e tradutores totalmente voluntário, como é o caso do nosso primeiro livro publicado.

Para sugerir títulos para publicação, entre em contato: anti [arroba] antieditora.net

Visite https://www.facebook.com/antieditora, e o Coletivo de Estudos Humanistas, Libertários e Anarquistas (CEHLA), https://www.facebook.com/cehla.aru

[h]

Acompanhe

AntiEditora

AntiEditora Editora Libertária
Santa Maria | Araranguá | Porto Alegre
anti@antieditora.net